segunda-feira, 27 de junho de 2011

E-portfólio

O uso de instrumentos como o portfólio no processo de ensino-aprendizagem, está em harmonia com o pensamento pedagógico actual, dado que faculta ao aluno oportunidades para reflectir, diagnosticar as suas dificuldades, auto-avaliar o seu desempenho e auto-regular a sua aprendizagem, bem como o desenvolvimento da sua competência educativa.
O termo portfólio deriva do latim portares (transportar) e do substantivo foglio (folha) e tem vindo a designar a pasta que contém desenhos, fotos, textos, pautas de música, seja de profissionais diversos ou de alunos. Diz-nos Nunes e Moreira (2005) que o conceito, emprestado do portfólio do artista, tem vindo a ser aprofundado e adoptado no ensino elementar, secundário e superior. 
Imagem construída com recurso a Wordle (www.wordle.net)
No contexto educativo, um portfólio consiste também numa colecta de trabalhos de alunos que se caracteriza e define pelo modo como é utilizado. Um portfólio é muito mais do que uma mera adição de elementos, uma vez que é o resultado de um processo que passa por momentos de selecção e reflexão sobre a aprendizagem enquanto construção do conhecimento. São três as suas características essenciais: a natureza longitudinal, a diversidade de conteúdo e o carácter colaborativo e dialógico dos processos que subentende.
A palavra e-portfólio é uma adaptação do termo portfólio utilizada para designar portefólios em formato digital. Na criação de um e-portfólio é crucial, que haja um propósito que dê coerência e interesse à informação e documentação que será armazenada e partilhada. Algumas dicas obre os quatro passos na criação e desenvolvimento de um e-portefólio: Coleccionar/Recolher – armazenar electronicamente os documentos num só lugar onde é possível encontrar todos os trabalhos disponibilizados. Esta colecta permite ver o trabalho realizado, o seu progresso e o seu desenvolvimento ao longo do tempo. Seleccionar – seleccionar os materiais principais "Key materials" que melhor ilustram o que se pretende. Desenhar um website capaz de mostrar de forma criativa o trabalho realizado. Reflectir – escrever uma reflexão sobre o trabalho realizado numa tentativa de auto-aprendizagem e de documentação da mesma. Esta prática contribui para estabelecer conexões entre um corpo de conhecimento e as suas aplicações. Relacionar – o e-portfólio permite estabelecer relações significativas entre diferentes experiências, de trabalho, académicas, sociais etc.. O e-portfólio servirá como uma “vitrine” capaz de evidenciar o melhor do trabalho realizado, documentando o desenvolvimento pessoal/profissional ao longo do tempo e porque não da aprendizagem ao longo da vida.
Em 2003, o Consórcio Europeu EifEL (European Institute for E-Learning) emanou a campanha “e-portfólios para todos”, cujo objectivo principal é o de que, em 2010, todo o cidadão europeu tenha acesso a um e-portfólio. Em sequência aparece o Europortfólio (European Consortium for the ePortfólio) que substitui o EPICC (European Portfólio Iniciatives Coordination Committee). Esta iniciativa consiste num projecto co-financiado pela Comissão Europeia, que procura potenciar a utilização de e-portfólios nos mercado de trabalho e educação europeus, e promover a adopção de especificações internacionais que suportem a interoperabilidade entre diferentes plataformas de e-portfólios e outros sistemas de informação.
A que distancia nos encontramos destes propósitos?
Portefólio digital (e-portfólio) - http://hdl.handle.net/1822/11380

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